-
Arquitetos: Sanjay Puri Architects
- Área: 2500 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Dinesh Mehta
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esfumaçando as fronteiras entre o interior e o exterior, integrando-se com a paisagem existente, filtrando e permitindo a entrada de luz de diferentes maneiras em cada espaço, e infundindo volumes com luz e sombras para se transformar de maneiras diferentes em momentos distintos, a Zen Spaces é uma casa de 4 níveis com 2500 metros quadrados, situada em uma esquina com ruas em 3 lados, em Jaipur, Índia. Em um terreno relativamente grande, com uma casa existente no lado sul, os clientes queriam uma nova residência, pois a família havia crescido. Mantendo a maior parte do jardim existente como espaço comum para ambas as casas, a nova residência é construída na extremidade norte. Todas as árvores foram mantidas e a nova casa inserida no espaço aberto entre elas.
A casa é uma composição de volumes cúbicos pontuados por um pátio aberto, construídos em 4 níveis para acomodar três gerações que vivem juntas. Um nível subterrâneo iluminado naturalmente por um pátio escavado abriga um amplo salão, academia e áreas de serviço. O térreo e o primeiro andar têm espaços de estar e jantar com três quartos e uma pequena sala em cada nível. O segundo andar possui uma sala multiuso que se abre para um amplo terraço voltado para o norte. A circulação dentro da casa percorre o pátio, permitindo uma conexão visual com os espaços paisagísticos. Cada parte da casa é iluminada naturalmente, com luz solar indireta difusa permeando os volumes internos. A cidade de Jaipur tem 8 meses de verão com temperaturas superiores a 35°C e 4 meses de inverno com temperaturas entre 12°C e 21°C.
A casa é pontuada por um deck de inverno no lado sul, voltado para o amplo jardim, e um deck de verão linear em frente aos principais espaços de estar e jantar no extremo norte. Esses 2 elementos fornecem bancos externos protegidos utilizáveis durante todo o ano para reuniões familiares. Além disso, cada quarto se abre para seu próprio deck externo privativo, sacada ou terraço, proporcionando espaços abertos individuais para todos os moradores. Esses ambientes externos oferecem abrigo do calor excessivo do verão, tornando os espaços internos mais frescos. Os decks de verão têm vista para o amplo jardim, e o de inverno tem vista para grandes árvores. Para reduzir o ganho de calor em resposta ao verão extenso e simultaneamente fornecer privacidade e reduzir o ruído da via arterial em frente à casa, uma série de painéis de GFRC (concreto reforçado com fibra de vidro) reveste os lados leste, oeste e sul, com o lado norte mais aberto.
Essas estruturas aludem aos painéis de pedra da arquitetura tradicional da cidade de Jaipur e de Rajasthan. A casa tem uma estrutura simples de concreto armado com todas as paredes feitas de tijolos. Ela conta também com reciclagem de água, captação de água da chuva e sistema de aquecimento solar de água, e foi construída por trabalhadores da região, com a maioria dos materiais usados a uma distância de 100 km. Cada parte da casa é naturalmente ventilada, com o pátio contribuindo para o resfriamento passivo.
A paleta dos espaço internos é predominantemente neutra em tons de cinza, com destaque para decoração e móveis. 80% dos móveis foram feitos sob medida por marceneiros locais e são construídos com Indowud, um material ecológico feito de casca de arroz como substituto da madeira. Artesãos locais usam gesso de cal em todas as paredes, reduzindo o uso de cimento ao mínimo. Na maioria dos ambientes, o teto é mantido em concreto aparente. Uma pequena sala de oração forma um ponto focal ao longo da circulação. Esta sala, chamada de "sala de pooja", é uma parte essencial na maioria das casas indianas. É um pequeno templo dentro da casa e, assim como todos os templos hindus, tem um sino na entrada. A sala de oração é adornada com uma série de pequenos sinos em círculos concêntricos de altura decrescente, formando uma cúpula que ecoa o templo tradicional.
Há diferentes graus de transparência em todos os espaços internos, com cada um dos ambientes de estar, lounge, jantar e circulação integrados de forma harmoniosa. Os espaços são visíveis até certo ponto, permitindo uma experiência mais espacial e privada simultaneamente.
À noite, a casa é iluminada em partes, mostrando os volumes sólidos e perfurados sobrepostos de maneira escultural. O desenho da casa com o pátio, telas, luz indireta e ventilação natural a torna extremamente eficiente em termos de energia. Contextual em relação à localização do terreno e ao clima da região, esta é uma casa com diferentes experiências em cada parte, entrelaçadas com a natureza de forma harmoniosa.